sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Projetinho: ALFABETIZANDO COM A BICHARADA




ALFABETIZANDO COM A BICHARADA

JUSTIFICATIVA
Considerando que a minha turma é composta por crianças de baixa estima, carência afetiva e apáticos ao mundo letrado; e levando em consideração que elas aprendem e se desenvolvem através da manipulação e exploração dos objetos e do próprio meio, das relações e interações com outras crianças e adultos; decidi mudar minha estratégia como educadora, ou seja, criando um ambiente estimulante e atrativo para que elas entrem em contato com outras crianças e com objetos físicos de seu interesse.
Portanto, diante das minhas observações, ficou constatado que o tema os animais foi o que mais chamava atenção dessas crianças, que despertava maior curiosidade e também afetividade. Abordando esse tema já estaria dando um grande passo para questões do tipo: como ela lida com as dificuldades, desafios, frustrações, como manifesta seus desejos, como age para conseguir o que quer, que condições e que capacidade tem de se perceber, perceber o outro, de compartilhar, disputar e competir. E a partir daí, construir um conjunto de conhecimentos elaborados e com grande significado.


OBJETIVOS:
à Desenvolver:
- A leitura e escrita de forma natural e lúdica.
- As potencialidades de cada aluno, reconhecendo as diferenças individuais e o ritmo de aprendizagem de cada um.
- Um amplo vocabulário e sensibilidade musical.
- Auto-estima;
à Reconhecer a escrita e o som do alfabeto.

CONTEÚDO CURRICULAR:

- Português: ordem alfabética, escrita/som das letras, interpretação, histórias (lidas e contadas sobre os animais), textos informativos sobre os animais,
- Artes: pintura, ilustrações, dobraduras, música (Arca de Noé – Vinícius de Moraes; Palavra Cantada; Coleção Brincando e Aprendendo)
- Ciências: Os animais – as características e utilidade de cada animal.

METODOLOGIA:

Criando um ambiente motivador: desenhar e pintar na parede da sala de aula os ambientes: terra, água e ar. Confeccionar com E.V.A os animais terrestres, aquáticos e aéreos (selvagens e domésticos). A medida que for introduzindo o som e a escrita de determinada letra/sílaba fixar o animal relacionado em seu devido ambiente, seguindo os passos abaixo:

ü Apresentação no PowerPoint (criada por mim): para cada letra há um animal e uma música representando-a (A – “Dona aranha”, “a abelha”, “a barata vaidosa”. B - “borboleta na cozinha”, “boi da cara preta”. C – “a carrocinha”, “a cobra”. S – “sapo jururu”, “o sapo não lava o pé”. J – “Conheço comilão”. L – “o rei leão” . E - “o elefante que queria voar”. G – “a galinha do vizinho”. P –“pintinho amarelinho”, “peixe vivo”. F – “formiguinha da roça”, “a foca”, ,
ü Apresentar a música por escrito: livro confeccionado no tamanho 90 x 60.

ü Usar jogos educativos na sala.
- Jogo dos 7 erros: Com letras: elaborar uma lista com os nomes dos animais, já estudado anteriormente, e em 7 delas, substituir uma letra por outra que não faz parte da palavra. A criança deverá localizar essas 7 substituição. Elaborar novamente outra lista com as mesmas palavras e inverter a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). Em outro momento, omitir uma letra e/ou acrescentar 1 letra que não existe. Com texto: escrever a música em cartaz e substituir 7 palavras por outras, que não faz parte do texto e/ou escrever a mesma música e omitir 7 palavras. Enfim, utilizar o mesmo método acima.
- Caça palavras em duplas: Entregar uma ficha (contendo nomes de animais) para cada dupla e pedir para eles encontrarem 5 nomes de animais e escrever no caderno, ilustrando-os. Fazer o mesmo com a música estudada: distribuir a música mimiografada e destacar os nomes dos animais que aparecem.
- Jogo da memória (em grupos de 5): Em uma das peças haverá a figura e em outra nome desse animal.
14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.
15- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e "descobre" quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.16- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra a letra.17- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.

18- Bingo de letras : as cartelas devem conter letras variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.
19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.
21- Bingo : as cartelas devem conter letras variadas. A profª dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial da palavra ditada.20- Bingo: a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas. (+/- 6 palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela. 22- Quebra cabeça de rótulos : a profª monta quebra cabeças de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a pensar sobre a "ordem das letras"23- Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma palavra, com a respectiva ilustração. 24- Ache o estranho: a profª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por "J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.26- "Procure seu irmão": os pares devem ser uma figura e sua respectiva inicial. 27) Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante para cada 3 vogais). Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.Vá dando as tarefas, uma a uma:v levantar a letra ___v organizar em ordem alfabéticav o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela.v formar frases com a palavra escolhidav formar palavras com o alfabeto móvelv contar as letras de cada palavrav separar as palavras em sílabasv montar histórias com as palavras formadasv montar o nome dos colegas da salav montar os nomes dos componentes do grupo
28) Pares de PalavrasObjetivo: utilizar palavras do dicionárioDestreza predominante: expressão oralDesenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir a classe em duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um par de palavras formando uma frase com elas. A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.31) Treino de aliteraçõesEm uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras32) Treino de consciência de palavrasFrases com palavras esquisitas, que não existem de verdade, são ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se "Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostra-se que, ao criar frases com palavras que não existem, essas não têm significado.
33) BatucandoA professora fala uma palavra e o aluno "batuca" na mesa de acordo com o número de silabas.34) Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra (BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA) ou a final (BATA)
35) Lá vai a barquinha carregadinha de ...A professora fala uma sílaba e as crianças escolhem as palavras.
36) Adivinhando a palavraO professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)37) Quantas sílabas? Fala uma palavra e a criança risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz bolinhas)39) Descoberta de palavras com mais de um significadoCom essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases com as palavras: manga, botão, canela, chato; corredor; pena, peça41) Escrita com música: 1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos; 2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3) apresentar às equipes uma música previamente selecionada pelo professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias, sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.42) Conversa por escrito: 1) dividir a classe em duplas; 2) entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.43) Interpretando por escrito: 1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos cada uma; 2) numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir, entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as interpretações obtidas.44) Brincando com as cores: 1) dividir a classe em equipes de 4 elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa folha de papel que circulará entre os participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando "dar pistas" a respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).45) Compondo um belo texto-poema:1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.46) Cinema imaginário: 1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles."A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados, ...)47) Criação de um país imaginário: 1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração, descrevendo um país imaginário, de criação da equipe; 3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto produzido por ela; 4) afixar, no mural da sala, os textos produzidos pelas equipes.48) " Se eu fosse ...": 1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2) pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade humana que gostaria de ser; 3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser; 4) pedir que exponham suas produções aos colegas; 5) sugerir que as coloquem no mural ou varal de classe.49) Homem e natureza ou homem x ecologia: 1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2) pedir que ouçam as canções "Sobradinho" – Sá e Guarabira ( disco 10 anos juntos, BME –
- O trabalho em duplas é uma das estratégias mais eficientes do projeto porque a classe foi dividida conforme o domínio das normas que regem a escrita (em geral, com um mais avançado e outro menos, justamente para que, juntos, possam construir novas hipóteses e avançar no processo de alfabetização).
- Recontar a história (oralmente, por meio de desenhos ou escrevendo, mesmo que ainda não souber fazê-lo corretamente)
- Passeio ao Zoológico.
Jogo da caçada visual. Para preparar a caçada, escreva uma palavra em cada cartão ( 5 a 10 palavras para iniciar). As palavras escritas nos cartões deveram ser escolhidas com as crianças. Espalhe os cartões pela sala de aula ou pelo pátio e desafie a criança a encontrar a palavra que você disser em voz alta. Por exemplo, se disser, “pipoca”, ela deverá encontrar e trazer até você o cartão com a palavra “pipoca”. E assim sucessivamente. A brincadeira pode ser invertida, pedindo à criança que os esconda e diga as palavras, enquanto você procura


AVALIAÇÃO

Observar, registrar, refletir serão instrumentos utilizados para avaliar. Não se trata de observar para rotular. Pelo contrário, é para melhor perceber, para ver detalhes, avanços, constância de atitudes, permanências de dificuldades e, principalmente, mudanças. E, sempre que necessário, estar dando feedback e retornando ao conteúdo quantas vezes for necessário.
1) - Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.Diga as crianças que você perdeu as consoantes e está tendo problemas para escrever as palavras. No quadro escreva “_ a _ e _ o ” . Diga: ‘”estou tentando escrever o nome de um animal grande, com duas corcovas, mas eu perdi as consoantes. Por favor, ajude-me a trazê-las de volta. Qual letra você acha que é a primeira, a do meio e a última consoante da palavra?” Peça à uma criança que preencha os espaços com as letras que estão faltando. Se necessário, dê outras pistas.





A Sabedoria Dos Bichos

A Sabedoria Dos BichosElianaComposição: Rubens Alexandre - Paulo MassadasA dona coruja, que é inteligenteResolveu abrir uma escola pra ensinar à sua genteE a bicharada veio toda sorridenteE a bicharada veio toda sorridenteSentada na frente a onça rosnavaE todo vaidoso as suas unhas pintavaO macaco ria da vaca macacaE o pato de pato pra cima da pataA sala inteira caiu na risadaÉ o papagaio contando piadaA turma gritava, jogava bolinhaE a dona coruja falava sozinhaA dona coruja, que é inteligenteResolveu abrir uma escola pra ensinar à sua genteE a bicharada veio toda sorridenteE a bicharada veio toda sorridenteO burro roncava, na última filaE a dona preguiça, nem abriu a mochilaA vaca mugia, tocando cornetaFicou de castigo, zero na cardenetaO tigre tentava tirar uma colaMas só que quem cola não sai da escolaFizeram a chamada, gritaram seu nomeQuem faltou à aula, foi o bicho-homemMas na prova final de ecologiaOlha que sabedoriaVejam só, a nota dez foi geralSe os bichos nada sabem,Com certeza sabem mais que o bicho-homemPois respeitam a naturezaA dona coruja, que é inteligenteResolveu abrir uma escola pra ensinar à sua genteE a bicharada veio toda sorridenteE a bicharada veio toda sorridenteQuem faltou à aula, foi o bicho-homemMas na prova final de ecologiaOlha que sabedoriaVejam só, a nota dez foi geralSe os bichos nada sabem,Com certeza sabem mais que o bicho-homemPois respeitam a naturezaA dona coruja, que é inteligenteResolveu abrir uma escola pra ensinar à sua genteE a bicharada veio toda sorridenteE a bicharada veio toda sorridente

SUGESTÕES PARA PESQUISA

http://www.bussolaescolar.com.br/animais.htm
http://www.petsite.com.br/
http://www.atividadeseducativas.k6.com.br/

Nenhum comentário: